Projetos de Pesquisa

Pesquisas desenvolvidas pela equipe do TJUFRJ com apoio do PIBEX-UFRJ

Difusão e memória: efeitos do webdocumentário para o Projeto Grael

Pesquisa apresentada no CIBERJOR – Congresso Internacional de Jornalismo, realizado em outubro de 2016 em Campo Grande/MS, e na SIAC - Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, realizada em outubro de 2016 na Cidade Universitária no Rio de Janeiro/RJ.

Resumo:

Uma nova forma de contar histórias na rede, o webdocumentário integra vários pontos de vista numa obra interativa e multimídia (fotografia, vídeo, áudio e texto). Quais os efeitos de uma obra dessa natureza para a difusão e a memória digital do trabalho de socialização desenvolvido no Projeto Grael? Desde 1998, o projeto oferece caminhos para a socialização e a educação de crianças e adolescentes através da prática de esportes, cursos profissionalizantes e atividades de conservação ambiental. A equipe do TJUFRJ - o telejornal online da Escola de Comunicação da UFRJ - esteve na sede do projeto em Niterói e percebeu o interesse dos jovens pela produção audiovisual, e a necessidade de atualização e continuidade dos registros audiovisuais que são essenciais para a memória e a difusão do projeto. O webdocumentário “Bons Ventos” criado em conjunto com participantes do Projeto Grael funciona como prática extensionista associada à pesquisa da linguagem e do impacto social de um documentário interativo. O objetivo é investigar os efeitos do webdocumentário, em termos de difusão e memória, no âmbito de um projeto de socialização de crianças e adolescentes.

Palavras chave: cibercultura; webdocumentário; difusão; memória

Baixar Arquivo

A Fotografia e as Novas Mídias: como o Instagram alterou a forma de produzir imagens

Pesquisa apresentada no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro - RJ – 4 a 7/9/2015

Resumo

Este trabalho adota o Instagram como estudo de caso para analisar como esta rede social em particular esta afetando os rumos do fotojornalismo. Analisamos aqui o desenvolvimento da fotografia desde o seu inicio, passando pela introdução da fotografia digital, até o momento atual, com a chegada dos aparelhos celulares fazendo frente a câmeras profissionais de alto valor. O fotojornalismo é o ponto central do debate, especialmente pela perspectiva de como, atualmente, tem se apropriado da rede social Instagram.

Palavras-chave: fotografia; novas mídias; instagram; fotojornalismo

http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2593-1.pdf

Narrativas e interatividade: Algumas questões

Pesquisa apresentada no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação -  XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro - RJ – 4 a 7/9/2015

Resumo

Narrar histórias é inerente à natureza humana e desde os primórdios esse ato cultural vem sendo praticado e desenvolvido. Com o advento das novas tecnologias o homem começou a adaptar essas práticas a novos meios como o rádio, televisão e cinema. No entanto, a possibilidade de cruzar linguagens midiáticas e inserir recursos extras a essas linguagens começa a criar novos modelos de produtos e, consequentemente, novos modelos de narrativa. O presente trabalho se propõe a analisar algumas peculiaridades advindas do uso da interatividade em uma narrativa ficcional e as questões que essa escolha pode gerar em comparação a outras narrativas.

Palavras-chave: narrativas; interatividade; roteiro; 

http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2561-1.pdf

Narrativas Interativas no Cenário do Jornalismo Audiovisual Contemporâneo

Pesquisa apresentada no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação –

Rio de Janeiro - RJ – 4 a 7/9/2015

Resumo

A incorporação da internet no cotidiano influi não só nas relações humanas, mas no modo de elaborar, disseminar e consumir conteúdo. A pesquisa traça um panorama da criação e veiculação de narrativas interativas, os webdocumentários, nos meios digitais da atualidade. Busca-se identificar qual a relevância e o espaço que obras dessa natureza ocupam no âmbito da produção jornalística audiovisual brasileira.

Palavras-chave: webdocumentário; jornalismo; audiovisual; contemporâneo.

http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2633-1.pdf

Somos todos jornalistas? - JICTAC 2014

Em 2014, o TJ UFRJ apresentou na Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, a pesquisa Somos todos jornalistas?, sobre a emergência do Midiativismo, contrapondo-o ao jornalismo audiovisual tradicional. O estudo relaciona o fenômeno com as novas possibilidades de inserção de conteúdo na Internet por meio de aparelhos móveis, e analisa se, com essa possibilidade, qualquer pessoa possa se tornar jornalista. Em anexo, o artigo da pesquisa.

Download Arquivo

Um estudo sobre webdocumentários

Em anexo, estão o e-poster e o artigo produzidos pela equipe do TJ UFRJ e relacionados à pesquisa apresentada no Congresso de Extensão 2014 da UFRJ. Desenvolvemos um estudo sobre os webocumentários, nova ferramenta interativa e inovadora de comunicação, expondo as características desse formato. Por meio de uma análise empírica, relatando o processo de elaboração do webdocumentário (Des)Ocupações, realizado pela equipe do TJ UFRJ, podemos então comprovar como a produção desse novo formato pode ser importante para o desenvolvimento dos estudantes de comunicação. Além disso, exibimos  (Des)Ocupações em cinco disciplinas da ECO-UFRJ, e em seguida distribuímos questionários aos alunos para analisar a reação e recepção dessa nova linguagem. Os resultados podem ser conferidos nos documentos em anexo.

http://www.tj.ufrj.br/images/criacaozudiovisualinterativazrtigo1final.doc

http://www.tj.ufrj.br/images/epostertjufrj.ppt

 

 

 

Contato

A sala do TJ UFRJ está localizada na Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ (CPM/ECO).

Se quiser nos contatar, envie um e-mail para o endereço telejornalufrj@gmail.com.

Mídias Sociais

            

Parceiros

                                   

             

Cinerama