Pós-Graduação

Pesquisador italiano da Sciences Po fala na UFRJ sobre mapeamento de conflitos.

O pesquisador italiano Tommaso Venturini, membro da instituição francesa Sciences Po, fez uma palestra no auditório do CFCH e falou sobre o método "Cartografia de Controvérsias", para identificar conflitos sociais, científicos e políticos. O evento foi organizado pelo MediaLab UFRJ e aconteceu na sexta-feira, 23 de agosto de 2013.

Para saber mais do MediaLab UFRJ, acesse:http://medialabufrj.net/

Reportagem: Thor Weglinski, Ivete Silva e Priscila Veronica   

Câmera: Daniel Araújo

Professora francesa inaugura programa de pós-graduação da ECO em 2013

A professora francesa Marie-Hélène Bourcier inaugurou o programa de pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ com a palestra "Homo Inc": : o multiliberalismo como lugar de verificação do sexo”. A palestra ocorreu na sexta-feira, 19 de abril, no auditório da CPM, na ECO, Campus Praia Vermelha da UFRJ, e foi realizada em francês com tradução sucessiva.

Bourcier é professora associada da Lille 3-Charles-de-Gaulle Université,  tem Doutorado em Ciência da Comunicação, Informação e Sociologia pela  École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1998) e é autora, entre outros, de Queer Zones 1 : Politiques des identités sexuelles et des savoirs (2001, já em sua 3a. edição), Sexpolitiques: Queer Zones 2 (2005), Queer Zones 3: Identités, Cultures, Politiques (2011) e Q comme Queer, Queer ZOO’s seminar (1998). Também é coeditora de  Autour de l'oeuvre politique, théorique et littéraire de Monique Wittig (2001).

Para obter mais informações em francês sobre a professora Marie-Hélene Bourcier, clique aqui.

Assista a íntegra da palestra aqui.

 

Seminário Entretenimento, Felicidade e Memória

Aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro em comemoração aos 20 anos do NepCom.

2° Seminário de Comunicação e Turismo

Nesta segunda-feira (28) ocorreu o 2° Seminário de Comunicação e Turismo da ECO-UFRJ,no auditório do CFCH do Campus Praia Vermelha. O objetivo foi realizar uma série de palestras sobre a capacidade nacional de abrigar pessoas de fora do país e de como a mídia está relacionada com esse recebimento.  Com a chegada de eventos como a Rio+20, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos, torna essencial que o Brasil saiba hospedar bem pessoas vindas de vários países. O primeiro debate  foi pela manhã e falou sobre a situação do jornalismo de turismo no país e da infraestrutura para a recepção dessa grande quantidade de estrangeiros. Na mesa estava presente a jornalista Clarissa Donda, criadora do Blog "Dondeando por aí", especializado em dicas de viagens.

Entrevista com Clarissa Donda

Assista à íntegra do primeiro debate

A segunda mesa de palestras foi pela tarde e desta vez o assunto foi o crescimento do turismo no Brasil com a chegada da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O Brasil está preparado? Participaram do debate Gabriel Freire, gerente da agência de intercâmbios Student Travel Bureau e Marcelo Godoy, coordenador do curso de turismo da Universidade Estácio de Sá.

Entrevista com Gabriel Freire e Marcelo Godoy

Aula inaugural da Pós-graduação da ECO com Phillippe Dubois

Nesta terça-feira, dia 03 de abril de 2012, aconteceu a aula inaugural do Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. O evento começou às 10h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e teve como palestrante Phillippe Dubois, professor do Instituto de Pesquisa em Cinema e Audiovisual da Universidade de Paris III.

Duboi é um dos principais pesquisadores da atualidade no campo da estética das imagens e tem extensa obra publicada em revistas de diversos países. Cinema e Arte Contemporânea foi o tema da palestra, traduzida consecutivamente pela professora da ECO, Ieda Tucherman.


Entrevista com Phillppe Duboi com tradução de Consuelo Lins, professora da ECO.

Aula na íntegra.

Interseção 12

De 24 a 28 de outubro, acontece o Interseção 12. O evento tem duas palestras diárias no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o CBPF.

Seminário Internacional Estudos de Televisão

O Seminário reuniu profissionais do Brasil e de Portugal que discutiram pesquisas sobre televisão.

Aula Inaugural da Pós-Graduação

No dia 24 de março de 2011 aconteceu a aula inaugural da Pós-graduação de comunicação da UFRJ.

Aula Inaugural de disciplina da Pós Graduação

A aula inaugural da disciplina de "Comunicação e Política: cultura, tradições e estrutura" - oferecida pela Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ aconteceu no dia 17 de março e foi ministrada pelo professor da UnB Murilo César Ramos. O tem ada conferência foi "A economia política das políticas de comunicação dos governos Lula (2003-2010).

 

Veja a íntegra da palestra do professor Murilo.

Entrevista com o professor Murilo César Ramos.

1º Seminário de Comunicação e Turismo da ECO

No dia 17 de novembro de 2010, aconteceu o 1° Seminário de Comunicação e Turismo - Viagens Reportando o Mundo. O evento, organizado pela Extensão da Eco, teve como primeira mesa "Turismo, jornalismo turístico, indivíduo e sociedade".

Entrevista com Paulo Vaz, professor da ECO.

 

Meio a Meios 2010

A quarta edição do Meio a Meios (a semana de jornalismo da UFRJ) acontece no campus da Praia Vermelha dos dias 16 a 18 de novembro, com debates sobre jornalismo cultural, político e esportivo.

I Seminário Internacional Convergência das Mídias: Regulação para a Cidadania

O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia política da Informação e da Comunicação (PEIC-ECO-UFRJ) e pelo Instituto Nupef e aconteceu entre 3 e 5 de novembro próximo, na Casa da Ciência da UFRJ.

ABCiber 2010

O encontro desse ano é sediado pela Escola de Comunicação da UFRJ.

Interseção 11

O Interseção 11, a Semana de Propaganda e Marketing da UFRJ, reuniu especialistas da área em duas palestras diárias.

Debate com Erick Felinto

No dia 21 de setembro de 2010 aconteceu o debate sobre o livro "A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema de Fantasmagoria Tecnológica". O evento foi realizado na sala 140 da pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. Erick Felinto, autor do livro, teoriza sobre os media e a duplicidade do homem.


Entrevista com Erick Felinto.

 

Seminário Interfaces Digitais Colaborativas

Nos dias 07, 08 e 09 de julho, a Escola de Comunicação em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural realiza o Seminário Interfaces Digitais Colaboraivas.

O evento acontece no Auditório do CBPF (Campus da Praia Vermelha) e conta com a participação de pesquisadores, realizadores em Novas Mídias e experts na área.

Estudos Culturais Contemporâneos do Software

No dia 15 de abril,  às 14h, o pesquisador e professor de mídia, arte e comunicação digital, Cícero Silva, realizou a aula inaugural do Pós-doutorado PACC com a palestra "Estudos Culturais Contemporâneos do Software".

Assista ao vídeo.

Curso Comunicação e Sustentabilidade

O curso Jornalismo de Políticas Públicas Sociais iniciou sua 7a. edição no dia 05 de abril com o tema "Comunicação e Sustentabilidade: a Arqueologia dos Conceitos e a Questão da Mente Sustentável".

((05/04/2009))

Assista à íntegra da palestra do dia 05/04.

Estrutura e Concentração das Indústrias Culturais na América Latina

No dia 15 de abril, às 15h, o Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia Política da Informação e da Comunicação (PEIC) da Escola de Comunicação da UFRJ realizou um debate sobre "Estrutura e Concentração das Indústrias Culturais na América Latina". O evento contou com a participação de três dos principais analistas das políticas de comunicação latinoamericanas na atualidade: Guillermo Mastrini (Universidade de Buenos Aires),  Dênis de Moraes (UFF) e João Brant (Intervozes/ Instituto Nupef) com mediação de Marcos Dantas (PEIC-ECO/UFRJ) e vai acontecer no Auditório Prof. Manuel Maurício de Albuquerque (CFCH/UFRJ).

Palestra com Alex Primo sobre Celebridades

No dia 24 de março de 2010, o PPGCOM - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - realizou a sua aula inaugural. Na ocasião, o professor Alex Primo (UFRGS) ministrou uma palestra com o tema “Celebridades e Narcisismo em Redes Sociais na Internet”.

Comunicação, Cultura e Memória

No dia 17 de março de 2010, o PPGCOM - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ -  promomoveu a mesa "Comunicação, Cultura e Memória". O evento aconteceu no auditório Prof. Manoel Maurício de Alburquerque (CFCH) e contou com a participação dos professores Lúcia Ferreira (Unirio) e Eduardo Coutinho (ECO/UFRJ).

Meio a Meios - a Semana de Jornalismo da UFRJ

A Semana de Jornalismo da UFRJ - Meio a Meios - é um evento organizado anualmente na Escola de Comunicação pelo PET - Programa de Ensino Tutorial.

Confira os vídeos de todas as edições desse evento cujo principal objetivo é "instigar a reflexão sobre as forma contemporâneas do jornalismo".

Meio a Meios - 2009

Meio a Meios - 2008

Meio a Meios - 2007

Consolidação da Ação Cultura Popular na Universidade

O Seminário "Consolidação da Ação da Cultura Popular na Universidade" aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro de 2009 no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O objetivo do evento foi promover uma integração mais efetiva entre a Universidade e a Cultura Popular e discutir, entre pesquisadores, professores e artistas, a melhor maneira de aproximar essas duas instituições.

Assista à entrevista com Waldeci Souza, coordenadora do projeto Fórum de Ciência e Cultura que deu origem ao seminário.

Não-violência, Direitos Humanos e Segurança Cidadã: um desafio de Comunicação e Cultua

O Seminário "Não-violência", organizado pelo NETCCON, aconteceu na Escola de Comunicação da UFRJ no dia 09 de novembro.

Das redes culturais às humanidades reinventadas : espaços do progresso humano

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e a UNESCO realizam o Seminário Internacional Das redes culturais às humanidades reinventadas para discutir de que forma as ciências humanas podem ajudar a pensar o ideal de progressso humano.

INTERSEÇÃO 10

Interseção 10: há dez anos, onde  o mercado e a universidade se encontram

A 10a. edição do Interseção - a semana de publicidade da ECO/UFRJ - aconteceu entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro e apresentou o seguinte tema: "CRIATIVIDADE: publicidade jovem e juventude publicitária".

Confira a programação e a cobertura do evento:

Meio a Meios 2009


O Programa de Ensino Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO) realizará a terceira edição do Meio a Meios, entre os dias 14 e 17 de setembro, de 9h às 13h.
O evento enfocará as tendências do jornalismo que estão em voga, a fim de discutir novos formatos e abordar a relação entre o jornalismo, a cidadania e a influência da Web 2.0.

MULTIMÍDIAS

Um Seminário do TJUFRJ - o telejornal da Escola de Comunicação da UFRJ.

No dia 27 de agosto de 2009, no auditório da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ, a equipe do TJUFRJ realizou o Seminário Multimídias.

O Seminário abordou as experiências de apropriação da linguagem audiovisual e de recursos multimídia para a promoção do conhecimento, por meio de três mesas de debate.

Semanão do Pontão da ECO

O Pontão da ECO, fruto de uma parceria entre a Escola de Comunicação da UFRJ e o Ministério da Cultura, começou o semestre com uma semana inteira de programação. De 17 a 23 de agosto, debates, oficinas e festas sobre cultura digital foram oferecidos aos alunos da Escola de Comunicação.

ECO-Pós

Confira a programação completa e as coberturas dos cursos compactados e palestras do Programa de Pós-graduação da ECO-UFRJ, oferecidos nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011.

Fórum discute a integração latino-americana

O "Fórum Internacional Novos Paradigmas para a Integração Latino Americana" foi realizado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da Praia Vermelha.

EDITOR EM AÇÃO - 2007

Confira a cobertura completa da 4ª edição do Editor em Ação, seminário organizado pelo curso de Produção Editorial da Escola de Comunicação da UFRJ.

2a. Semana de Jornalismo da UFRJ

A segunda edição do Meio a Meios: Semana de Jornalismo da UFRJ aconteceu na Escola de Comunicação entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro. O objetivo do evento, promovido pelo Programa de Ensino Tutorial da ECO, o PET, foi discutir as formas contemporâneas de exercício do jornalismo. O tema central da edição de 2008 foi a cidadania global. As mesas-redondas foram realizadas  no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultural da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, a partir das 9h.

Pós-graduação na ECO

Há 35 anos, a Escola de Comunicação da UFRJ oferece cursos de Pós-graduação.

Por dentro do PET

Entre os dias 27 e 30 de março ocorreu no auditório Pedro Calmon a "Meio a meios: I Semana de Jornalismo da UFRJ". O evento foi idealizado e organizado pelo PET-ECO (Programa de Educação Tutorial - ECO).

Curso compactado com Jésus Martin-Barbero

Assista ao curso na íntegra.

Palestra com Luís A. Albornoz

Confira a palestra ministrada por Luís A. Albornoz, da Universidade Carlos III de Madri.

Curso compactado com Randal Johnson

Assista ao curso na íntegra.

Constituição do Comum - 2007

Assista aos vídeos do Seminário Constituição do Comum.

Contato

A sede do Laboratório TJ.UFRJ funciona na Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ (CPM/ECO), numa salinha atrás do auditório. Se você quiser nos contatar pessoalmente, nos procure nas quartas-feiras às 13h30, horário de nossa reunião. Se preferir, envie um e-mail para o endereço tj.eco.ufrj@gmail.com ou telejornalufrj@gmail.com.

Será um prazer falar com você!

Mídias Sociais

Parceiros

                                   

             

Cinerama