Reportagens

UFRJ é palco da gravação do programa Bipolar Show

Durante os meses de abril e maio, o programa Bipolar Show, do Canal Brasil, gravou parte de sua 3ª temporada no campus da Praia da Vermelha.

O TJ conversou com apresentador, Michel Melamed, para saber mais sobre o programa e a estréia de sua nova temporada.


SIQ 2017: a segunda edição do evento de quem gosta de quadrinhos

A Escola de Comunicação da UFRJ promove, pelo segundo ano, a Semana Internacional de Quadrinhos. O evento é voltado para o público que se interessa pelo universo das HQs ou quem tem curiosidade em saber mais sobre a produção desse tipo de publicação.

A segunda edição recebe convidados que são referência nesse universo como Sônia Bibe Luyten, Ique e Chantal Montellier. Além de palestras, o evento tem mesas de debates e oficinas de vários temas.

Gratuito, a SIQ 2017 terá atividades no campus da Praia Vermelha, no Teatro Maison de France e na Livraria Blooks, essas duas últimas são parceiras na organização.

Confira a programação: http://siq2017.blogspot.com.br/


Semana Fluxo de 2017 conta com dias temáticos

A Semana Fluxo começou e, junto com ela, cerca de 20 palestrantes vão iluminar o Centro de Tecnologia da UFRJ com seus conhecimentos em cinco dias. Realizada anualmente na Cidade Universitária, essa semana é organizada pela Fluxo Consultoria, Empresa Júnior de Engenharia da universidade.

Neste ano, será a XIV edição do evento cujo tema segue uma proposta de desafiar a ideia do sucesso tradicional. Durante todos os cincos dias, os palestrantes, as empresas e os workshops mostrarão maneiras alternativas de se alcançar o êxito, desconstruindo o conceito de "O Único Caminho".

No primeiro dia, segunda-feira, o eixo principal se voltará ao autoconhecimento. Contando com a presença de Daniel Scharf, da equipe de Yoga CT, do Catálise - Fundação Estudar, e de Gustavo Ziller. Neste dia, os participantes vão se conhecer, para descobrirem qual caminho querem trilhar.

Já na terça-feira o tema será "Maestria", seguindo o objetivo de adquirir conhecimento extra. Nesse segundo dia, a Semana Fluxo contará com o Curso Comunicação de Alto Impacto - IEG, a Bridge Consulting, um bate-papo com engenheiro da Globo, o CEO da Leader e o executivo Guilherme Araujo da IBM Brasil.


CPM sofre novo furto de equipamentos

Durante o final de semana do dia 25, a Central de Produção Multimídia (CPM), localizada no Campus da Praia Vermelha, sofreu novo furto de equipamentos.

Para entender mais sobre o crime e os motivos de sua reincidência, o TJ UFRJ conversou com Alexandre Fifo, coordenador técnico da CPM e Vinícius Oliveira, vigilante da guarda orgânica da UFRJ.


AGENDAMENTO: melhora ou piora as filas do bandejão?

Desde o segundo semestre letivo de 2016, a unidade do restaurante universitário no CT funciona com o agendamento de refeições. Alvo de críticas no início por causa dos problemas técnicos, o serviço ainda divide opiniões.

O TJ conversou com os alunos para saber se o sistema de agendamento deveria ser usados em todos os bandejões. Também participa da reportagem o decano do Centro de Tecnologia, Fernando Ribeiro, que foi o responsável pela implantação do sistema.


ECO50: a história da escola contada pelos seus eméritos

O curta documentário buscar relembrar a história da Escola de Comunicação da UFRJ desde a sua fundação. Os professores eméritos falam sobre a primeira grade curricular do curso, a pós-graduação e o espírito que existia nas primeiras décadas da faculdade.

Produzido pelos alunos do projeto de extensão TJ UFRJ, em parceria com a Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NOSSAS OUTRAS REPORTAGENS

#ECO50 Flávio Medeiros foi aluno e hoje tem sua própria empresa

O publicitário falou que a abordagem teórica da ECO foi fundamental para sua carreira bem sucedida. Ele também apontou as mudanças que poderiam ser implantadas no curso de publicidade para deixá-lo mais atual.

Flávio participou da segunda rodada do talk show, junto com Kiki Moretti e Eraldo Leite.


#ECO50 Ex-aluna que ganhou o Prêmio Esso participa de talk show

No período da tarde, aconteceram duas edições de uma atividade chamada de talk show: rodas de conversa entre profissionais que estudaram na ECO e a plateia formada por alunos, professores e visitantes.

Paula Amaral, da turma de 2010 e que se formou em 2014, também participou ao lado de Fernando Molica e Fátima Bernardes.


ECOMEÇO 2017.1: qual calouro será o novo repórter do TJ?

A Semana de Calouros é um evento realizado em todos os semestres para recepcionar os novos estudantes da Escola de Comunicação da UFRJ. Os alunos entram em contato com os professores, técnicos, veteranos e conhecem os projetos da faculdade. Todo semestre 135 alunos ingressam no ciclo básico da ECO, sejam eles de Comunicação ou Direção Teatral.

O TJ conversou com alguns calouros e te mostra um pouco da energia dessa recepção.


UFRJ debate a violência contra a mulher em seminário

Nos próximos 20 dias que se seguem, o Centro de Referência de Mulheres Suely Souza de Almeida, na UFRJ, terá debates, palestras, oficinas e exposições com o objetivo de abordar as questões de gênero no período conturbado que vive nosso país. Acompanhe a matéria e fique por dentro da programação para participar.


Colóquio discute corrupção e democracia

A Escola de Comunicação da UFRJ recebeu a segunda edição do Colóquio Latino-americano POLITICOM. Além de mesas com debates, o evento contou com oficinas em seu primeiro dia (31/10).

Dois professores organizadores conversaram com o TJ e deram mais informações sobre o colóquio que foi realizado em parceria entre a Escola de Comunicação/UFRJ, a Sociedade Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político - POLITICOM, a Escola de Ciência Política/UNIRIO e a Universidad de La Frontera do Chile.

Assista as íntegras: https://www.youtube.com/playlist?list=PL-LKZaLsUWpLocSeRED96Dd6CkzN9Zfia


Circuito de Doces: muita coisa gostosa até quinta-feira, 27/10, no CCS

Você conhece o Circuito de Doces da UFRJ? É um dos eventos mais aguardados pelos minervenses. A feira é uma iniciativa da empresa júnior Cibus e tem o objetivo de promover a integração entre as unidades, além de possibilitar um espaço de exposição para os microempreendedores com suas iguarias culinárias.


#SIAC2016 Encontro reúne os estudantes extensionistas

No último dia da Semana de Integração Acadêmica da UFRJ aconteceu  no auditório Roxinho, no CCMN, um encontro com todos os estudantes extensionistas da universidade.

A Pró-Reitora de Extensão Maria Malta, em conversa com nossa equipe ao final do encontro, falou sobre a importância da extensão na formação do aluno.

Vale lembrar que a partir do próximo ano, todos os cursos terão uma carga horária mínima de extensão a ser cumprida pelos graduandos.

Para ter mais informações, clique aqui.


Equipe do TJ participou do Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Juliana Cabral, Rafaela Matias e Rodrigo Backer foram para Campo Grande apresentar o trabalho "Difusão e memória: o impacto do webdocumentário para o Projeto Grael" na sétima edição do Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que foi realizada no Mato Grosso do Sul.

Confira tudo o que eles fizeram nessa viagem e como foi o evento.


Abordando Candomblé e Cultura, Eco recebe fórum de debates

Na quinta feira, 15 de setembro, aconteceu na Escola de Comunicação da UFRJ o 2º Fórum Religioso Àwúre, que contou com a participação de palestrantes, mesas de debate e discussão acerca da relação entre universidade e religiosidade. Acompanhe aqui um pouquinho do que rolou e os assuntos tratados no evento.


#VemProParque: muita comida boa e diversão na Feira

O TJ registrou o que aconteceu na 2º Feira Gastronômica e Cultural do Parque Tecnológico da UFRJ. Dentre as histórias que encontramos temos casais tentando casar, engenheiro fazendo cookie e mãe vendendo palha italiana para a filha!


ECOMEÇO 2016.2: você pode achar o seu amor com o TinderEco

Chegou o segundo semestre letivo de 2016! Os calouros foram recebidos pela direção da Escola de Comunicação e conheceram todas as habilitações nesta segunda-feira, 29. A Semana de Calouros continua com outras atividades durante os primeiros dias de aula.


Fórum debate a questão da juventude e mídias sociais

No evento realizado pela Extensão da Escola de Comunicação, vários blogueiros foram chamados para contar sobre suas experiências com as redes sociais. Ivana Bentes conversou com nossa equipe e falou sobre o fato da internet se tornar a nova grande mídia.


 

Fórum debate a questão da juventude e mídias sociais

No evento realizado pela Extensão da Escola de Comunicação, vários blogueiros foram chamados para contar sobre suas experiências com as redes sociais. Ivana Bentes conversou com nossa equipe e falou sobre o fato da internet se tornar a nova grande mídia.


SIQ 2016: O universo dos quadrinhos em debate na UFRJ

Esta semana, dos dias 4 a 8 de maio, acontece na UFRJ a SIQ: Semana Internacional de Quadrinhos. Conversamos com os organizadores e tambem com um convidado, falando mais sobre o evento e quais as expectativas para este grande acontecimento.


 

 

TJ marca presença na Feira de Estágio da UFRJ

Nessa terça e quarta-feira, rolou na PV a Feira de Estágio da UFRJ com a presença de várias empresas. Ótima oportunidade pra diversos cursos do nosso Campus e aberta pra todos estudantes, da nossa Universidade ou não. Batemos um papinho também com o Coordenador da Feira pra dar maiores detalhes do que aconteceu.


 

 

Integrantes do TJ comentam sua participação na JIC 2015

Ana Luiza e Priscila fazem algumas observações sobre como foi a experiência de participar apresentando trabalho na JICTAC 2015, a XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Além de contar um pouco da pesquisa sobre webdocs. Para mais informações sobre essa e outras pesquisas realizadas pelo projeto, veja os artigos no site: http://www.tj.ufrj.br/index.php/pesquisa.html


 

Átila Roque, diretor da Anistia Internacional, fala sobre Direitos Humanos e ativismo

Na última quarta, dia 28, aconteceu no campus da Praia Vermelha a mesa de abertura do curso de extenção Mídia, Violência e Direitos Humanos, que contou com a professora Sylvia Moretzsohn, da UFF, e Átila Roque, diretor da Anistia Internacional.  O curso é promovido pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ, o Nepp-DH, e as aulas serão ministradas pelo jornalista Pedro Barreto.

Coordenadora da SNCT 2015 fala sobre a importância e os desafios do evento

Na organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ desde 2011, Selene Alves Maia fala da dimensão do evento e de como foi sua realização logo após uma greve. Além disso, comenta a importância de aproximar escola e universidade e da novidade deste ano, que foi a inserção de estandes ligados às Ciências Humanas na feira.


 

 

Presidente do Intercom Rio 2015 dá boas vindas a todos os congressistas

O TJUFRJ conversou com a Profa. Marialva Carlos Barbosa, professora títular da Escola de Comunicação da UFRJ e Presidente do Congresso Nacional Intercom Rio 2015, que contou um pouco sobre o que vai acontecer nos próximos dias de evento e aproveitou para desejar boas vindas a todos os congressistas.


 

TJ vai à Flip: autora conta da primeira cirurgia cardíaca do Brasil, feita em seu pai

Ainda no rescaldo da Flip, o TJ  traz entrevista com Tetê Crespo, que escreveu livro sobre a cirurgia cardíaca pioneira no país, a de seu pai. A autora foi à Paraty divulgar e vender seu livro, Filha de um Milagre,  informalmente. Tetê conta um pouco como decidiu escrever o livro, publicado de forma independente,  e como, já que não era escritora, precisou aprender sobre o processo de publicação.


 

Congregação na Eco define posicionamento sobre paralisação

 

Antes da reunião entre diretores, decanos e reitoria da UFRJ no final da tarde desta segunda-feira (18/05), estudantes, funcionários e professores se reuniram na sala Vianinha da Escola de Comunicação em congregação. O posicionamento da Escola foi debatido e votado, reivindicações de assistência estudantil foram levadas e questões como o prolongamento do calendário acadêmico foram levantadas.

 

 

Sônia Bridi realiza palestra para alunos da ECO-UFRJ

Repórter da TV Globo desde 1991, Bridi falou de sua carreira e deu alguns conselhos para os estudantes. A conversa aconteceu nesta segunda-feira, 10 de novembro, no Anexo do CFCH, no campus Praia Vermelha, da UFRJ. A jornalista já foi correspondente na França, Inglaterra, EUA e China e atualmente trabalha no Rio de Janeiro.

Curso de extensão discute a democratização da mídia e da universidade

Conversamos com Pedro Barreto, coordenador do curso Mídia, Violência e Direitos Humanos, que acontece entre os dias 1º e 29 de outubro, de 14h às 17h, no Auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH).

Barreto, que é doutorando da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO - UFRJ), defende a democratização da mídia e da universidade através dos projetos de extensão

Entrevista filmada no dia 29 de setembro de 2014

Evento discute democratização do espectro eletromagnético na comunicação

O evento Espectro, Sociedade e Comunicação reuniu no dia 15 de outubro de 2014 movimentos e pessoas para discutir o uso do espectro eletromagnético no país (espectro de frequência que permite a criação de rádios e TVs). Rafael Diniz do Departamento de Telemídia da PUC-Rio afirmou que a proposta é de democratizar mudando a legislação, assim como legitimar as rádios livres. Confira a entrevista!

{youtube}cMAokDKL19k&index=12&list=UUTgChUQp5X8o__vsxR0tMOQ{/youtube}

 

Candidatos explicam mudanças no Centro Acadêmico da Escola de Comunicação

Candidatos à Comissão Acadêmica do Centro Acadêmico (C.A.) da Escola de Comunicação (ECO-UFRJ), os estudantes Flora Castro e Luan Oliveira, falaram sobre a mudança criada para o C.A. com a formulação de um Estatuto, em setembro último, os novos cargos e as propostas de gestão. 

As eleições se iniciaram hoje (15/10) e vão até sexta feira (17/10), com as urnas abertas de 10:30hrs até  às 22:00hrs.

Feira de editoras universtárias vende livros com 50% de desconto

Errata: A feira acontece até sexta-feira (10) e não até quinta-feira, como dito na reportagem.

Entre os dias 6 e 10 de outubro está sendo realizada a X Feira do Livro das Editoras Universitárias do Rio de Janeiro, com estandes das editoras da UFRJ, UFF, UFRRJ, UERJ e FIOCRUZ. A maior parte das publicações é vendida com 50% de desconto. 

Estão disponíveis para venda os três recentes lançamentos da Editora UFRJ: Uma Bola no Pé e Uma Ideia na Cabeça; História do Pensamento Economico; e Secchin: Uma Vida em Letras. Todos com 50% de desconto.

Seminário da ECO-UFRJ discute superação da discriminação

Nos últimos dias 23 e 24 de setembro, o Núcleo de Estudos Transdiciplinares de Comunicação e Consciência (NETCCON) da Escola de Comunicação da UFRJ organizou o 1º Seminário Internacional de Psicopolítica e Consciência, no Instituto INFNET.

O Professor Evandro Ouriques (ECO-UFRJ), coordenador do evento, conversou com o TJUFRJ para discutir as metas do seminário.

Para mais informações: http://on.fb.me/1ryMOBh

Unirio inaugura Cineclube Direitos Humanos

Nesta terça-feira, 16 de setembro, no auditório Paulo Freire, na Unirio, foi realizada a primeira sessão do Cineclube Direitos Humanos, uma parceria entre o Laboratório de Comunicação e História e o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais desta universidade. Na estreia, foi exibido o documentário argentino NETOS: Identidade e Memória, do diretor Benjamin Ávila,  com foco nos adultos que quando crianças sofreram separações de suas famílias em razão dos sequestros da ditadura no país do tango. 

O TJ UFRJ conversou com Rafael Fortes, professor do Departamento de Ciências Sociais da Unirio e um dos organizadores do projeto

Repórter: Thor Weglinski

Cinegrafista: Leandro Barreto

Edição: Leandro Barreto e Thor Weglinski

Palestra analisa a importância das migrações para as sociedades contemporâneas

A francesa Norah Dei Cas-Giraldi, professora emérita da Universidade de Lille 3, realizou nesta quarta-feira, 10 de setembro, no auditório do Instituto de Psicologia da UFRJ, uma palestra sobre as migrações no mundo e como são importantes para compreender as sociedades contemporâneas. Nesta quinta-feira, a palestra continua, no mesmo local, e vai abordar a relação da migração com a literatura, citando autores que tiveram que deixar seus países, mudar o idioma de seus livros, entre outros pontos.

Repórter: Thor Weglinski

Câmera: Ana Luiza Rigueto e Thaís Vieira

Edição: Ana Luiza Rigueto e Thor Weglinski

Exposição exibe documentos inéditos da ditadura

Publicada no dia 15 de agosto de 2014

Em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), "Arquivos da Ditadura" exibe pela primeira vez um conjunto de fotos do antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), da Guanabara. Além disso, o evento conta com áudios e outros registros do regime militar.

A exposição foi organizada por Anita Leandro, professora da ECO-UFRJ, que coletou o material ao longo de três anos de pesquisa junto ao Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Leandro Pimentel, também professor da ECO, foi o outro curador.

O evento vai até 21 de setembro, todos os dias de 12h às 19h com exceção de segunda-feira, e é fruto de uma parceria entre a UFRJ e o Ministério da Justiça.Em paralelo à exposição, o CCJF receberá entre os dias 12 e 18 de setembro a mostra de filmes também intitulada Arquivos da Ditadura, com 13 produções sobre o período ditatorial realizadas por brasileiros. Entre eles, a estreia nacional do documentário "Retratos de identificação", de Anita Leandro, que foi a grande base para a exposição. E, entre os dias 9 e 11 de setembro, haverá um seminário com pesquisadores  de universidades brasileiras e europeias que vão debater a pesquisa em arquivos.

Professores da UFRJ realizam exposição de fotografias de presos políticos

Em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal até 21 de setembro, a exposição Arquivos da ditadura mostra, pela primeira vez, um conjunto de fotografias pertencente ao antigo DOPS da Guanabara. O acervo, hoje sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, contém retratos de identificação policial de presos políticos, fotografados em diferentes situações: atos de prisão, tortura, exames de corpo de delito e processos de banimento. O material foi coletado ao longo de quatro anos de pesquisa, coordenada por Anita Leandro, professora da Escola de Comunicação da UFRJ. O TJ UFRJ conversou com Paulo Abrão, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, que visitou a exposição e disse que ela é uma forma de combater a barbárie.

 

2º dia do Ecomeço apresenta os projetos de extensão da ECO

O 2º dia do evento Ecomeço de 2014.2, realizado em 12 de agosto de 2014, apresentou aos calouros os projetos de extensão da Escola de Comunicação da UFRJ. A caloura Maria Julia conversou com a nossa equipe e falou de suas primeiras impressões sobre a ECO.

Repórter: Thor Weglinski

Cinegrafista: Natalia Sales

Edição: Leandro Barreto, Natalia Sales e Thor Weglinski

Ecomeço apresenta a ECO para os calouros

Amaury Fernandes, diretor da Escola de Comunicação da UFRJ, falou do evento que abre o período 2014.2 e das novidades deste semestre. O Ecomeço teve início na segunda-feira, 11 de agosto, e durou até o dia 14 de agosto, sempre às 14h,

Reportagem: Thor Weglinski

Câmera: Daniel Araújo

Bebedouro da ECO só volta em março

Publicada no dia 25 de fevereiro de 2014

Neste início de período letivo, a Escola de Comunicação está funcionando sem um dos seus bebedouros cuja verba para reparação ou compra de um novo, segundo a Secretaria Adjunta de Administração, só vai chegar em março.

Repórter:Daniel Araújo

Câmera: Fábio Marinho

Atlética de Comunicação da UFRJ convoca alunos para integrarem os times e a bateria

Publicada no dia 22 de fevereiro de 2014

Conversamos com Pedro Souto, o presidente da Associação Atlética Acadêmica Cláudio Besserman Vianna, que representa a UFRJ no JUCS, para saber mais sobre a convocação de novos alunos para comporem os times. Além disso, falamos também com Helena Borges, uma das diretoras  Zuêra, a bateria da ECO no evento. Ela nos explicou sobre a experiência de tocar no JUCS e falou sobre chamada de alunos para integrarem a bateria.

Para mais informações, entrem em contato com a página da Atlética: https://www.facebook.com/AtleticaECO?fref=ts

Reportagem e edição: Fábio Marinho

Cinegrafista: Natália Sales

Começam as eleições para ECO!

Na segunda-feira, 25 de novembro de 2013, começaram as eleições que vão definir o novo diretor da ECO, que vai ocupar o cargo nos próximos quatro anos. Alunos, funcionários e professores podem votar até o dia 28 de novembro entre 10h e 20h no laboratório de computadores no próprio prédio da escola. Uma das chapas tem o professor Amaury Fernandes como candidato e a professora Cristina Rego-Monteiro como vice, e a outra o professor Gabriel Collares como candidato e o funcionário Davi Pereira, coordenador executivo da CPM, como vice.

Repórter: Thor Weglinski

Cinegrafista: Daniel Araújo

Guarda terceirizada na UFRJ é questionada pelo DCE

TJ UFRJ conversou na quinta-feira, 24 de outubro de 2013, com Carol Barreto, aluna do curso de Produção Editorial da ECO-UFRJ e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O diretório faz campanha contra a atual gestão de segurança na universidade.

Repórter: Daniel Araújo

Cinegrafista: Thor Weglinski

TJ UFRJ discute registro negado do partido de Marina Silva e a aliança da ex-senadora com o PSB

No dia 3 de outubro de 2013, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou por seis votos a um o registro do partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora e ambientalista Marina Silva. A ação ocorreu porque a legenda não alcançou as assinaturas suficientes para criação.  TJ UFRJ conversou com alunos e um professor da ECO sobre o assunto e sobre a aliança de Marina com Eduardo Campos e o PSB.

Reportagem: Ivete Silva, Priscila Veronica e Thor Weglinski

Câmera: Ivete Silva e Liz Tibau

Edição: Ivete Silva e Thor Weglinski

Jovens do Brasil, Turquia, Tunísia e Egito falam sobre as manifestações

Debate realizado pela UFRJ e a AIESEC no dia 26/06/13 trouxe jovens do Brasil, Turquia, Tunísia e Egito para falarem sobre as manifestações políticas que ocorreram e estão ocorrendo em seus respectivos países, fazendo uma relação entre esses acontecimentos.

Repórter: Rebeca Gehren

Cinegrafista: Liz Tibau

Leccturas reúne leituras e debates sobre comunidade na UFRJ

Confira como funciona o projeto "Leccturas" do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da UFRJ (LECC) com a entrevista do aluno Gabriel Karin e do coordenador do projeto João. Atualmente, o Leccturas conta com 12 integrantes e organiza encontros semanais de discussão entorno do tema "comunidade". O texto dessa semana foi "A Comunidade que vem" de Giorgio Aganbem (Matéria publicada no dia 16 de abril de 2013).

Contato

A sala do TJ UFRJ está localizada na Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ (CPM/ECO).

Se quiser nos contatar, envie um e-mail para o endereço telejornalufrj@gmail.com.

Mídias Sociais

            

Parceiros

                                   

             

Cinerama